Breno Nottingham, um destacado autor vinculado à Editora Vila Rica, lançou sua mais recente obra literária intitulada "O Mundo Ainda É o Mesmo". Este livro é uma coleção de crônicas que exploram uma variedade de temas e experiências humanas.
No decorrer dessas crônicas, Nottingham mergulha profundamente na complexidade da vida cotidiana, oferecendo aos leitores uma visão perspicaz de como as pessoas enfrentam desafios e dilemas em suas vidas. Uma das crônicas mais notáveis do livro destaca a ideia de que uma criança tem o poder de suavizar o coração de um adulto, uma reflexão que inspira um profundo questionamento sobre as escolhas e direções que a vida de uma pessoa pode tomar.
Através das histórias habilmente tecidas por Breno Nottingham, os leitores são convidados a mergulhar em uma jornada de autoexame e reflexão, enquanto acompanham os personagens como Mônica, que se veem confrontados com questões sobre suas carreiras, decisões passadas e as prioridades que definem suas vidas. "O Mundo Ainda É o Mesmo" é uma coletânea que convida os leitores a explorar as complexidades da existência humana por meio de uma série de crônicas envolventes e provocativas.
Acompanhe essa entrevista incrível:
1) Qual foi a inspiração por trás do título "O Mundo Ainda é o Mesmo" e como ele reflete a temática do seu livro?
NOTTINGHAM: A inspiração por trás desse título veio de muitas aulas de história que tive ainda na adolescência. Queria escrever algo que fosse parecido com os horrores ao qual fui ensinado.
2) Pode nos contar um pouco sobre o processo de escrita deste livro? Quais foram os desafios e as recompensas ao longo do caminho?
NOTTINGHAM: O processo desse livro foi bem leve! Eu já tinha uma ideia, sabia do que gostaria de escrever e pus a mão na massa! Os desafios era sempre se superar na crônica seguinte, as recompensas são a cara de espanto que as pessoas fazem ao lê-lo.
3) "O Mundo Ainda é o Mesmo" é composto por contos interligados. Como você planejou e organizou a estrutura narrativa para conectar essas histórias de forma coesa?
NOTTINGHAM: A ideia dos contos interligados, geralmente é porque tem coisas que precisam de uma atenção maior! Como gosto de textos breves, tive a ideia de interligá-los, dando a casa um, uma visão diferente da mesma história!
4) Seu livro explora uma variedade de personagens e cenários. Como você desenvolveu esses personagens e criou um mundo literário tão rico e envolvente?
NOTTINGHAM: Isso é fácil para mim! Gosto de explorar personagens e cenários, antes mesmo de escrever o conto, já penso em nomes, onde vai se passar a história…
5) Cada conto em seu livro tem um tom e atmosfera únicos. Como você abordou a criação de diferentes ambientes e estados emocionais para cada história?
NOTTINGHAM: Eu quis deixar bem claro para o leitor onde se passa cada história, qual clima, a energia do momento em que cada conto se passa.
Perguntas Sobre a Vida Pessoal do Autor:
6) Além de ser um autor talentoso, quais são suas outras paixões e interesses na vida?
NOTTINGHAM: Sou atleta de handebol nas horas vagas. Pretendo estudar jornalismo e trabalhar na televisão!
7) Como sua vida pessoal influencia sua escrita? Existem experiências pessoais que você incorporou em suas histórias?
NOTTINGHAM: Existem sim! Inclusive, muitas histórias de O mundo ainda é o mesmo foram situações que vivenciei e que não gostei.
8) Qual é a sua rotina de escrita típica? Você tem algum ritual ou hábito específico que o ajuda a se concentrar durante o processo de escrita?
NOTTINGHAM: Escrevo todos os dias, nem que seja só uma poesia ou até mesmo um bilhete! Não gosto de barulho enquanto escrevo; som, vídeo… minha concentração é toda na cabeça, se eu ouvir algum som por perto, é bem provável que sem perceber, eu vou tá reescrevendo o que estou escutando no papel.
9) Quais autores ou obras literárias influenciaram sua própria escrita e estilo?
NOTTINGHAM: Ana Valéria Moraes. Obra: Quase 50
Marco Severo. Obra: Todo naufrágio é também um lugar de chegada!
10) Você tem algum projeto futuro em mente após "O Mundo Ainda é o Mesmo"? Pode nos dar uma prévia do que os leitores podem esperar?
NOTTINGHAM: Por enquanto estou elaborando o esqueleto de uma história que ronda minha cabeça, mas, estou vivendo e curtindo o nascimento dessa Minaj última obra que tem me trazido um retorno muito bacana!
Perguntas Sobre Dicas para Autores Iniciantes:
11) Qual conselho você daria a autores iniciantes que estão começando a trilhar o caminho da escrita e publicação?
NOTTINGHAM: Só escrevam! Sem tabus, sem profissionalismos… isso a gente vai adquirindo com o passar do tempo. O principal é não deixar a ideia se perder na mente.
12) Como você lida com bloqueios criativos? Você tem alguma estratégia específica para superá-los?
NOTTINGHAM: Já sofri muito com bloqueios criativos. Hoje em dia prefiro contar com o hábito do que com a inspiração. O hábito te ajuda a ter constância.
HEREDITARIEDADE
Crônica presente no livro "O MUNDO AINDA E O MESMO", publicada pela Editora Vila Rica.
— Pai, cheguei da escola. Tenho uma coisa que fiz que acho que o senhor vai ficar muito orgulhoso.
— O que foi que você fez, meu filho?
— Sabe aquela menina da sala vizinha a minha, do segundo C?
— Sei. Você está apaixonado por ela? Você ainda é uma criança!
— Eu bati nela!
— Gabriel, isso não é certo. Com certeza deve ter alguma advertência na sua agenda pedindo para que eu compareça na escola amanhã.
— Mas pai, ela não quis deixar eu brincar com os brinquedos dela.
— Você não pode obrigar as pessoas a dividirem os brinquedos delas. Elas lhe emprestam se quiserem, entendeu?
— Entendi. A diretora pediu que o senhor comparecesse lá amanhã. Ela perguntou como eu aprendi a dar um soco na cara de alguém daquela forma e eu disse que aprendi vendo você fazendo na minha mãe. Sei não, ela pegou o telefone, parecia que estava falando com a polícia. Eu não vou ser preso não, né?
SIGA O AUTOR NAS REDES SOCIAIS:
Excelente entrevista! Parabéns ao Escritor!
Bravo 👏 👏 👏